quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Rococó: o exagero do exagero.


No século XVIII, o Rococó teve seu início na França, e viveu seu apogeu entre 1730 a 1789, aproximadamente. Assim como as outras eras, a moda seguia os padrões de representações artísticas, como a arquitetura e as obras de grandes pintores. Após o Barroco, que muito abordou uma temática religiosa, o Rococó permitiu uma maior libertação artística, girando em torno da natureza e no luxo da vida francesa, usando muita leveza e suavidade.




A grande figura inspiradora para a moda foi Maria Antonieta, que se casou com Luis XVI. As roupas mantiveram os excessos decorrentes do Barroco, porém apresentavam cores mais suaves e delicadas. Muitos detalhes, muito babados, bordados, rendas, amarrações etc. Tudo muito excessivo, mas ainda assim delicado e harmonioso. Festas, luxo, abundância de comidas e bebidas traduzem bem o estilo de vida da corte francesa neste período.





Muito usado nesta época, o detalhe das costas exibia um plissado que começava do decote e se estendia até a barra do vestido. As saias possuíam uma armação apenas nas laterais, evidenciando os quadris.




A partir de 1770, os cabelos começaram a apresentar penteados altíssimos. Tão altos, que muitas vezes era possível adorná-los com representações de frutas, flores, animais e até barcos. Os chapéus eram os mais altos e enfeitados possível, mas só os mais abastados podiam utilizar-los. O uso de perucas foi muito comum, tanto para homens quanto para mulheres, e até mesmo para crianças. 
Toda essa elegância não permitia que as mulheres fizessem grandes movimentos, o que sugere que o estilo de vida das damas daquela época era bastante cômodo e parado.





Principais características na moda:

• Tons pastéis.

• Manga até o cotovelo.

• Decote profundo.

• Espartilho muito apertado, elevando o busto.

• Sapatos de salto, tanto para mulheres quanto para homens.


Toda essa extravagância e luxo acabaram por agravar a crise financeira que a França vivia naquele momento. Foi então que, influenciados também pelas ideias iluministas, as classes mais baixas se uniram para acabar com toda aquela ostentação, e em 1789 houve a Revolução Francesa. A vitória dos burgueses e a construção de uma nova civilização mudaram a história e a moda.


Abaixo, um documentário sobre a Revolução Francesa, onde podemos ver bem os detalhes da arquitetura e da indumentária da época.





Nenhum comentário:

Postar um comentário